24.4.09

Palenque - Imperdível

Salve Companheiros da Estrada !!!

Após Catemaco, seguimos viagem numa bela manhã de sol. Nosso destino era Palenque no Estado de Chiapas.

A estrada, inicialmente, era margeando o Lago Catemaco.
Depois, pegamos uma Autopista e seguimos até VillaHermosa, já no Estado de Tabasco.
Uma bela cidade (um pouco grande para os nossos objetivos momentâneos). Porém, saboreamos um bom almoço por lá.

Na sequência, mais 160Km até Palenque, no Estado de Chiapas.
Palenque hospeda um Sítio Arqueológico Maia considerado o mais conservado do México.

Encontramos um bom hotel na cidade.
Um jantar num típico restaurante mexicano e cama pois, no dia seguinte, queríamos chegar cedo para conhecer e fotografar as ruínas antes dos ônibus de turismo chegarem no local.

Assim, na manhã seguinte, fomos com a Dedete "levinha"(sem as malas, sacos e sacolas) até lá.
Só o passeio até o sítio já é algo muito bonito, pois as ruínas ficam no meio de uma floresta tropical bem densa.

Realmente, ficamos impressionados com os templos.
Tudo está muito bem cuidado.
Exploramos o local até o fim do dia, tentando imaginar um pouco dos costumes e ideais desse fascinante povo.

No final da tarde, voltamos para o hotel, descansamos um pouco e saímos para jantar e explorar um pouco da cidade.
Voltamos cedo para o hotel pois, na manhã seguinte, íamos sair bem cedinho para um "tiro" até Chetumal (470 km), na divisa entre México e Belize.

Consideramos Palenque um lugar imperdível no México. A beleza e mistério envolvendo a cultura Maia, com certeza, podem ser sentidos nessa visita.

2 comments:

1. Paulo Almada25/4/09 8:48 AM

Duda e Paula, bom dia.
    Que maravilha essas fotos! Imagino a aventura!
    Agora, um informe técnico de saúde: acabo de ler no jornal que há um surto de gripe suina no México; parece ser uma mutação importante de virus e está alertando o governo de lá e também os da região (USA, etc...). Vcs viram a notícia? Se não, olho vivo. Os sintomas são os mesmos de uma gripe comum, com diarréias etc e tal. Aviso também pq vcs poderão ter problemas de passagens por fronteiras, uma vez que passaram pelo México; estão fiscalizando os aeroportos...
    Assim, evitem aglomerações como Rodoviárias, Circos, Cultos Evangélicos e de outros credos, Bancos, Cartórios, Fóruns, Praias... bem, praias estão em locais arejados; portanto, pode! Não se aproximem dos perdigotos dos falantes e, a qualquer sinal de gripe, tomem Doril e a mandem pra p.q.p.!!!

Beijão e sigam com Deus e São Cristóvão (e agora, com São Lucas e São Francisco também).

Papi e Sogrão.

ReplyDelete
  2. Tô maravilhada com tudooooo...
    O Papi tá preocupado com a gripe, mas vcs já estão benzidos: São Cristóváo, Santa Rita, São Lucas, São Francisco... hehehehehehe